Prestes a completar cinco meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem mostrado que combater o crescente desemprego não é sua principal preocupação. Em nossa região, quem mais sofre com este cenário de descaso são os jovens, que veem as oportunidades se tornarem cada vez mais escassas.
Em levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o número de vagas geradas pelo programa Meu Primeiro Emprego teve redução de 13,24% no primeiro quadrimestre se comparado a 2018.
De janeiro a abril deste ano, foram 7.116 contratações contra 8.202 no mesmo período do ano passado. Esta é a maior queda percentual entre todas as formas de admissão de trabalhadores. O Meu Primeiro Emprego foi criado em 2003 e é destinado a jovens de 16 a 24 anos.
Para piorar a situação, o número de demitidos também cresceu no Vale do Paraíba no governo Bolsonaro. Foram registrados 64.295 desligamentos de janeiro a abril deste ano – 2,24% acima do mesmo período em 2018, com 62.889 desligamentos.
“A crise e o desemprego têm massacrado a nossa região há muito tempo. Até agora não vimos nenhum movimento de Bolsonaro para resolver o problema. Por isso, é preciso que todos se somem a Greve Geral do dia 14 de junho”, afirma o vice-presidente do Sindicato Renato Almeida.
Fonte: sindicato dos metalúrgicos – 30/05/2019
Leave a Reply