Com data-base em janeiro e as negociações em andamento desde novembro do ano passado, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (SINTICESB), os demais sindicatos da Bahia sob orientação da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira nos Estados da Bahia e Sergipe (FETRACOM-BASE) intensificaram, nesta terça-feira (06), as ações da campanha salarial 2024.
As entidades realizaram assembleias em várias obras nas diversas cidades do Extremo Sul da Bahia, que congregam centenas de operários e operárias da construção civil.
A categoria reivindica reajuste salarial de 8%. É importante a nossa unidade para fortalecer a mesa de negociação. É assim que vamos conquistar um bom acordo. Realizaremos novas assembleias em todas sedes do SINTICESB. Na primeira rodada de negociações, os patrões não avançaram e deixamos claro que queremos ganho real além da reposição da inflação.
A política de valorização do salário mínimo no governo Lula permite que as categorias conquistem ganho real no reajuste. A indústria da construção vive um bom momento, com várias obras pela região e pode valorizar mais essa importante categoria.
Com a posição irredutível por parte do Sindicato patronal (SINDUSCON), os operários e operárias aprovaram paralização geral a fim de pressionar as empresas por uma vitória definitiva nesta campanha.
Para o Presidente do SINTICESB, Benedito Dias (Pequeno), “a hora é de união dos funcionários para a recomposição salarial e das perdas inflacionárias”, além de ressaltar que “uma indústria da construção forte, se faz com trabalhadores e trabalhadoras bem remunerados”.